Tudo sobre a música pop: origem, artistas, tendências

1
1503
pop music

Precedente ao rock e cheia de diversidades a música pop revolucionou a indústria musical desde os anos 30, quando começou a se desenvolver.

Um gênero popular, como o próprio nome indica, que conquistou e ainda vem conquistando muitas roupagens com a ajuda de grandes artistas do Brasil e da música pop internacional.

Elvis Presley, Madonna, Michael Jackson, David Bowie, Backstreet Boys, Justin Bieber, Lady Gaga. Você provavelmente já ouviu pelo menos uma música de um desses artistas e eles são apenas alguns dos nomes que fizeram e fazem a história da música pop.

musica pop madonna
Madonna é considerada a rainha do Pop.

Você gosta de pop music ou quer saber mais sobre a história desse gênero musical? Então confira neste artigo os principais fatos, as músicas mais tocadas os principais artistas e até as tendências de moda que a música pop criou.

O que é música pop?

O pop é um gênero musical que integra estilos diferentes, elementos de diversas músicas e geralmente apresenta uma estrutura de mais fácil memorização porque possui ganchos e refrão. Por esse motivo, o pop alcançou a indústria musical de uma forma nunca vista antes, principalmente a partir dos anos 1950.

A “pop music” se difundiu de uma forma que permitiu que surgissem diversos artistas e muitos movimentos musicais ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Desde então, veio conquistando um enorme legado, com muitos seguidores.

música pop brasileira
Anitta é uma das cantoras mais famosas da música pop brasileira atual

O pop se tornou um movimento tão grande que influenciou as pessoas em todos os sentidos de suas vidas. Os artistas inspiram estilos de vida, modos de como se vestir e até mesmo de falar.

Você já deve ter notado que o jeito de se vestir dos cantores do sertanejo universitário, aqui no Brasil, é peculiar. Isso acabou influenciando a moda, e calças mais coladas para homens passaram a ser mais usadas, por exemplo.

Você deve estar se perguntando de onde surgiu essa música que revolucionou tudo, não é mesmo? Essa resposta vem logo a seguir e você vai poder conferir a origem da música pop e outras tantas curiosidades.

Origem da música POP

Com forte influência dos movimentos musicais populares, como o jazz, soul, country e outros, a música pop foi se desenvolvendo a partir dos anos 30, quando o cenário musical buscava algo diferente, mas, somente nos anos 50 é que a música pop se firmou como gênero de música.

Fimdotexto

O estilo musical se despertou nos Estados Unidos e trouxe uma estrutura que causou mais euforia, porque era mais fácil – com batidas repetidas. Além disso, os artistas passaram a trazer shows diferentes, com caracterizações próprias, danças e outros recursos que conquistaram muitas pessoas.

No vídeo acima, Neil Sedaka faz uma apresentação em 1959 com seu hit de grande sucesso “Oh, Carol!”

A origem do termo música pop surgiu muito antes dos anos 50. Foi no Reino Unido, mais precisamente em 1926 que o termo passou a ser usado para designar uma canção que tivesse um alcance muito popular.

A medida que que os anos iam se passando e a tecnologia ia avançando, a música pop se desenhava cada vez mais. Nos anos 40, por exemplo, o microfone usado no palco teve seu design modificado, o que permitiu que os artistas reproduzissem mais seu próprio estilo de cantar.

O design dos microfones antes da mudança nos anos 40

Nos anos 50, com o surgimento da televisão, os shows podiam ser televisionados e isso permitiu um rebuscamento nas performances. Os artistas queriam aparecer e impressionar.

No vídeo, Eddie Fisher cantando “Tell Me Why” no seu próprio programa de TV, em 1953.
Todas essas evoluções permitiram que a música pop fosse se formando e com diversos elementos, surgiu é um dos gêneros musicais mais curtidos até hoje. Conheça uma pouco da evolução da música pop desde os anos 50.

Anos 50

Os anos 50 fizeram a música pop surgir, influenciada por vários estilos, criando novas tendências e perspectivas para a música, arte, moda. Alguns dos nomes mais famosos da música pop dos anos 50 era: Elvis Presley, Frank Sinatra, o grupo The Platters e muitos outros.

pop star elvis presley rei do rock
Elvis Presley é o rei do Rock que trouxe facetas do pop

Anos 60

A música POP não parou de evoluir e vários movimentos musicais surgiam, influenciando novas gerações, com diversos artistas deixando sua marca. Era a vez de Neil Diamond, Bob Dylan, Rita Pavone, Aretha Franlkin, Beatles, Rolling Stones, Bee Gees e outros. No Brasil, a Jovem Guarda que era influenciada pelo rock, também tinha o seu toque de “pop music”.

jovem guarda musica pop brasileira
Na foto, da esquerda para direita: Roberto Carlos, Wanderléa e Erasmo Carlos

Anos 70

Nos anos 70, a música pop era influenciada por muitos outros estilos que tinham surgido. Os palcos eram maiores e as extravagâncias também. A música pop ia se libertando e criando diversos sub-gêneros.

Grandes artistas surgiram e fizeram muito sucesso. Você com certeza já ouviu ABBA, Rod Stewart, ou mesmo o pianista Elton John com suas baladas românticas.

No vídeo acima, Elton John faz uma apresentação cantando um dos seus hits mais famosos: Your Song

No Brasil, muitos movimentos como o dos pintados Secos e Molhados davam novos ares para a música popular no Brasil.

Secos e molhados cantam “Flores Astrais”

E você, tem um artista preferido dos anos 70?

Anos 80

Os anos 80 foram marcantes para a nova música pop. Michael Jackson e Madonna foram os grandes protagonista da década e trouxeram uma nova roupagem ao gênero musical, isso fez com que tivessem muito sucesso.

Madonna ficou conhecida como a rainha do pop e Michael Jackson como o rei.

Anos 90 e 2000

O grande marco do pop nos anos 90 foram os grupos musicais que despontaram em grande sucesso, as chamadas “boy bands” e “girl bands” como Backstreet boys, Nsync e Spice girls que fizeram muito sucesso entre a juventude, criando tendências em todos os setores, desde a moda até o estilo de ser.

Se você tem em torno 30 – 35 anos, provavelmente curtiu muito esses grupos que fizeram estrondoso sucesso anos anos 90, não é mesmo?

Nos anos 2000, alguns grupos ainda continuaram, mas logo depois caíram no sucesso. Foi uma década revolucionária para o pop, revelando muitos artistas que até hoje estão no hit parade.

 

Maiores artistas da música pop de todos os tempos

A música Pop é tão grande que é muito difícil listar todos os artistas que fizeram que marcaram esse gênero. A cada década, desde os anos 50, muitos artistas foram responsáveis pela evolução dessa música.

Separamos alguns dos maiores, aqueles que você não tem como passar despercebido, os que foram as estrelas das estrelas e que você provavelmente os conhece e já os ouviu, mas talvez não saiba muito sobre.

Qual sua aposta de artistas?

Michael Jackson

O rei do pop, vendeu bilhões e se tornou o grande astro do gênero que influenciou gerações e também criou muita polêmica por diversos motivos.

Influenciou a moda, a arte principalmente a dança, o que o tornou um ícone da música pop. As suas coreografias em shows eram reproduzidas e fizeram com que um novo momento surgisse no pop. A partir de Michael Jackson os shows se tornaram mais épicos.
Os clássicos Thriller, Billie Jean e Beat it foram muito bem recebidos pela televisão, com clipes bem produzidos e coreografia inovadora.

Madonna

Assim como Michael Jackson, Madonna é um ícone do cenário pop. Possibilitou novos ares para a cultura pop, influenciando a sociedade em diversas áreas, como na moda, na dança e outros. Madonna também investiu em temas polêmicos em suas músicas e trouxe a rebeldia para o palco.

Madonna nos anos 80

 

Propôs temas importantes para reflexão em suas músicas e foi um grande incentivo para a juventude dos anos 1980. Conquistou o título de Rainha do pop e até hoje faz turnês.

Outros artistas

São tantos músicos que compõem o grande cenário pop international que ficaria difícil incluirmos todos aqui, mas aqui vai uma pequena lista:

David Bowie
cher pop internacional
Cher
enton john melhores musicas pop
Elton John
pop star mariah carey
Mariah Carey
pop star christina aguilera
Christina Aguilera
pop star beyonce
Diva Beyoncé
pop star Lady gaga
Lady Gaga
pop rock bon jovi
Bon Jovi – ícone do Pop Rock

Os maiores artistas pop da atualidade

Atualmente o cenário pop possui muitos artistas de sucesso e você provavelmente curte muitos deles. Tem pop para todos os gostos, com várias influências: dos mais românticos ao mais eletrônico.

Alguns desses artistas já estão no sucesso há um bom tempo, como Britney Spears e Shakira, Beyoncé por exemplo. Outros surgiram há relativamente pouco tempo, mas têm adicionado muitas possibilidades à cultura pop, como Lady Gaga e Sia.

O cenário pop jovem também tem se destacado, com artistas como Justin Bieber, Selena Gomez, Miley Cyrus, Ariana Grande, Taylos Swift e outros.

Pop Rock

O pop rock é um gênero musical que surgiu nos anos 50 e que incorpora elementos do Rock e do Pop.

pop rock beatles
The Beatles

Os Beatles fizeram Rock, Pop Rock e puro pop. Assim com os “Fab Four”, outros grupos se encaixavam no estilo que teve muitos seguidores também. Outros nomes como  os grandes Bee Gees.

Música Pop brasileira

Talvez você esteja se perguntando se música popular brasileira é mesma coisa que música pop. Um pouco confuso, não é? Apesar de serem nomenclaturas parecidas, definem coisas diferentes.

No portal da Gazeta do Povo, você pode conferir uma matéria interessante sobre a definição de cada uma e suas principais diferenças. A matéria diz que uma música pode ser pop sem ser popular, e que aqui no Brasil existe uma implicação diferente para o termo “popular”. Para acessar a matéria clique aqui.

A Jovem Guarda foi um movimento pop na música brasileira, mas naquela época (anos 1960) a indústria musical não tinha grande alcance, por isso, a música pop do Brasil surgiu grande com o tropicalismo, um movimento jovem e rebelde, que influenciou gerações em diversas formas.

Os anos 70 foram essenciais para a cultura pop crescer aqui no Brasil. Rita Lee com Os Mutantes, os excêntricos Secos e Molhados e Raul Seixas foram alguns dos nomes que trouxeram e recriaram o cenário pop para o Brasil.

Os mutantes se apresentam com a famosa “Panis et circense”, em 1969.

Melhores músicas pop

Escolher as melhores músicas pop é realmente muito difícil. São tantos movimentos, artistas e estilos. Cada um se identifica com o que mais se aproxima. Mas é claro que existem aquelas músicas que marcaram gerações, não é mesmo?

Cada pessoa pode fazer a sua lista de melhores músicas pop, existem diversas espalhadas pela internet e a cada dia surgem outras, mas nós vamos fazer um ranking das top 10. É claro que você pode discordar e criar a sua própria.

1 – Wannabe Spice Girls

2 – Hot Stuff – Donna Summer

3 – Bad Romance – Lady Gaga

4 – Whenever, Wherever – Shakira

5 – Your Song – Elton John

6- Like a prayer – Madonna

7 – Billie Jean – Michael Jackson

8 – Help – Beatles

9 – Dancing Queen – Abba

10 – Time of my life (filme Dirty Dancing)

Música POP 2016

A música pop de 2016 trouxe muitas novidades e foi um ano com muito pop para todos os gostos. Os grandes artistas consagrados tiveram seu espaço, assim como os mais novos. A Billboard divulgou uma lista com as 100 melhores músicas pop de 2016. Confira o TOP 10:

10. ‘We The People….’ – A Tribe Called Quest
9. ‘Needed Me’ – Rihanna
8. ‘Work From Home’ – Fifth Harmony feat. Ty Dolla $ign
7. ‘One Dance’ – Drake feat. Kyla & WizKid
6. ‘Into You’ – Ariana Grande
5. ‘Ultralight Beam’ – Kanye West
4. ‘Starboy’ – The Weeknd feat. Daft Punk
3. ‘Broccoli’ – D.R.A.M. feat. Lil Yachty
2. ‘Sorry’ – Beyonce
1. ‘Black Beatles’ – Rae Sremmurd feat. Gucci Mane

E aí, concorda? A lista completa pode ser conferida aqui.

Música POP 2017

Este ano também tem seguido a tendência de 2016. A música pop 2017 tem tido muitos sucessos, materiais inéditos de quem é veterano e surgimento de novos nomes no cenário. Confira alguns sucessos da música pop 2017 e seus respectivos clipes oficiais:

Essas são algumas das músicas mais tocadas até agora, em 2017. Qual sua preferida?

A influência da moda pop

Desde que a música pop surgiu, uma arte e uma cultura surgiram juntos. A moda andou lado a lado com os movimentos, os passos de cada artista, suas excentricidades, seus lançamentos.

O pop é uma cultura de massa, ou seja, muito popular. Essa cultura engloba não só a música, mas comportamento e modo de se vestir. O pop, sem dúvida, revolucionou a humanidade de uma forma muito impactante.

Em cada tempo, desde que o pop surgiu, várias tendências foram aparecendo, a medida que os mentores daquele estilo as traziam à tona.

Hoje, Rihanna, Beyoncé, Adele e todos os outros da atual geração do pop são responsáveis por alimentar essa cultura, trazendo novas influências.

cultura pop rihanna cropped

Na foto acima, Rihanna foi uma influenciadora de mora quando passou a usar as cropped, que até hoje estão sendo muito usadas pelo público feminino.

O artista juvenil pop, Justin Bieber também é um dos grandes influenciadores da moda hoje em dia.

E você, o que curte na música pop?

GIF BAG

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta