Músicas dos Anos 70: do Disco às Músicas Românticas Internacionais

0
2843
bohemian rhapsody queen video

É fato que as músicas dos anos 70 mudaram a vida de uma geração com os mais variados estilos. Dentre eles, o disco tocado em discotecas se destacou.

Durante os anos 60, o Brasil vivia sob o regime militar. Opressivo e castrador, os artistas viam na Tropicália uma oportunidade de liberdade artística e rebeldia política. As músicas dos anos 60 tiveram uma forte influência do regime militar.

Encabeçado por Caetano Veloso e Gilberto Gil, a Tropicália também se desdobrou no cinema de Glauber Rocha e no teatro de José Celso Martinez Corrêa, que atua ainda hoje com o Teatro Oficina, conhecido por obras longas, polêmicas e dionisíacas.

Apesar de inicialmente ser feito com a intenção de ser uma síntese musical do que acontecia com o país fora da alienada Jovem Guarda, o movimento tropicalista terminou por causar certo tumulto no governo do país.

Neste artigo, você vai conferir os principais movimentos musicais dos anos 70, tanto no Brasil, quanto no mundo.

Músicas Anos 70 no Brasil

Tropicália

Em 1968, começa a gravação do manifesto musical do movimento tropicalista, lançado pela gravadora Phillips Records e com participações de Gal Costa, Nara Leão, Os Mutantes, Tom Zé e os poetas Capinam e Torquato Neto, além do maestro Rogério Duprat, responsável pelos arranjos do disco.

Caetano Veloso

Caetano Veloso - Músicas dos Anos 70Genial, Caetano Veloso nasceu em 1942 em Santo Amaro da Purificação, mas passou a morar em Salvador em 1960, onde cursou Filosofia na UFBA e conheceu artistas e intelectuais da Bahia que tiveram participação incisiva no decorrer de sua carreira.

Na década de 70, sua obra mais importante acontece com o disco ‘Transa’, feito enquanto o artista foi expulso do Brasil e enviado para Londres pela Ditadura Militar.

Para ouvir músicas do Caetano Veloso no Spotify, clique aqui.

Gilberto Gil

Fimdotexto

Em 1972, exilado do Brasil, Gilberto Gil lança um de seus mais importantes álbuns.

Pela Philips, o disco ‘Expresso 2222’ marca o retorno de Gil em Terras Tupiniquins depois de sofrer no exterior. O título do álbum se dá por referência a um trem que o cantor usou para sair de sua cidade natal e ir até Salvador.

Para ouvir músicas do Gilberto Gil no Spotify, clique aqui.

Gal Costa

Dirigida em 1972 pelo poeta Waly Salomão, Gal faz no mesmo ano uma de suas melhores turnês até a data: “Fa-Tal – Gal A Todo Vapor”. Ele foi lançado em vinil duplo pela Philips e estava no ápice da efervescência da contracultura no Brasil, assinalando bem a moda da época, de hippies cabeludos, e o sonho de um mundo que não fosse marcado por uma ditadura tão violenta.

Para ouvir músicas da Gal Costa no Spotify, clique aqui.

Doces Bárbaros

Em 1976, com a finalidade de celebrar os dez anos de carreira individuais, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia fizeram o grupo Doces Bárbaros.

No espetáculo, gravado posteriormente e transformado em disco, os quatro interpretavam composições feitas por Gil e Caetano, além de Milton Nascimento e Herivelto Martins.

O disco é até hoje considerado uma das obras-primas da música brasileira, embora, na época tenha recebido críticas mistas de produtores e realizadores brasileiros.

O álbum tem marcas de regionalismo e brasilidade, naturalmente herdados do tropicalismo.

Para ouvir músicas dos Doces Bárbaros no Spotify, clique aqui.

Ainda no Brasil, durante a década de 70, as rádios tocavam grandes sucessos românticos de Roberto Carlos, Elis Regina, Secos e Molhados, Chico Buarque, Tim Maia e Maria Bethânia.

Foi também na década de 70 que a Copacabana Music, divisão da EMI, deu voz a duplas sertanejas como Chitãozinho e Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano etc.

Músicas Internacionais Anos 70

David Bowie

David Bowie - Músicas dos Anos 70Os anos 70 foram os mais criativos e espirituosos para David Bowie. Nenhum outro artista foi tão ousado e genial no período.

Explorando temas como homossexualidade e glam rock, David Bowie fez um dos personagens mais influentes e queridos da cultura POP: o alienígena Ziggy Stardust.

Na época, Bowie se apresentava fortemente maquiado, com os cabelos tingidos de vermelho e nunca fez tanto sucesso.

Mais tarde, na mesma década, Bowie daria vida ao personagem Thin White Duke, o oposto de Ziggy, este usava ternos, muito preto e branco em seu figurino e era um personagem mais sério.

Em 70, Bowie também moraria na Alemanha e lançaria a trilogia de Berlim. Pura produtividade.

Confira algumas das músicas mais famosas de David Bowie:

Para ouvir mais músicas do David Bowie no Spotify, clique aqui.

 

Elton John

elton john tocando piano na decada de 70Um dos artistas mais importantes e com as músicas dos anos 70 mais tocadas é com certeza Elton John.

No primeiro ano da década, lançou o disco ‘Elton John’ que trouxe em seu repertório um dos seus maiores sucessos, ‘Your Song’. A música catapultou o pianista para os topos das paradas na Europa e Estados Unidos.

Ainda na mesma década, em sua discografia, existe ‘Goodbye Yellow Brick Board’ e ‘Captain Fantastic and The Brown Dirt Cowboy’. Eles foram lançados em 1973 e 1975 respectivamente.

No vídeo abaixo, confira Elton John cantando e tocando Your Song, em 1976:

Outra música que estourou no “hit parade” dos anos 70 – Don’t go breaking my heart, confira:

Para ouvir mais músicas do Elton John no Spotify, clique aqui.

Led Zeppelin

led zeppelin na decada de 70Led Zeppelin era famosa por quebrar seus quartos de hotéis quando em turnê. Nos anos 70, ainda quando nem existia Show Business, o Led Zeppelin era uma das maiores bandas do mundo, vendendo milhões de discos. Estima-se que o ‘Led Zeppelin IV’ tenha vendido (juntando todas as suas músicas dos anos 70) mais de trinta milhões de cópias.

Durante a década, passaram a ser reconhecidos depois de usar roupas elaboradas e extravagantes. Além disso, possuiam uma sonoridade famosa por sintetizadores e orquestras, que ajudou a expandir os limites do Rock’n’Roll.

Para ouvir músicas do Led Zeppelin no Spotify, clique aqui.

Abba

abba banda sueca

Através do Festival Eurovision, o grupo Abba foi um dos poucos grupos europeus a conquistar fama internacional.

Apesar de terminarem na década de 80 devido a um declínio comercial, durante os anos 70 a banda experimentou altas doses de sucesso. Hits como ‘Dancing Queen’, ‘Take a Chance on Me’ e ‘The Winner Takes It All’ fizeram sucesso nas músicas dos anos 70. Constantemente são postos em discos com sucessos em seleção.

 

Para ouvir músicas do Abba no Spotify, clique aqui.

Donna Summer

donna summer diva - músicas anos 70Donna Summer foi uma das maiores cantoras da era Disco, antes mesmo da sonoridade ser tendência.

Em 1970, passou a trabalhar com Giorgio Moroder e em 1975 lança o LP ‘Lady of the Night’ conseguindo sucesso na Europa.

A música ‘Love to Love You Baby’ se tornou um grande hit. Uma versão de dezessete minutos dela foi distribuída para discotecas. Essa versão estabeleceu o padrão de versão estendida para pistas de dança.

 

Ainda trabalhando com Moroder, lançou em 1976 o álbum ‘I Remember Yesterday’ com ‘I Feel Love’. Esta última a primeira música POP a ser feita inteiramente com sintetizador. Foi graças a esse single que a música disco ganhou maior desenvolvimento e a música techno foi criada.

A cantora é favorita na seleção de músicas flash back ;).

Para ouvir músicas da Donna Summer no Spotify, clique aqui.

Bee Gees

bee_gees-500x347 - músicas anos 70Não tem como passar pelas músicas dos anos 70 sem passar pelos Bee Gees. Eles revolucionaram a época com o estilo disco usado nas discotecas.

Quem não se lembra de “Os Embalos de Sábado à Noite“? Muita gente inclusive se vestia igual ao John Travolta e saia cantarolando as músicas dos Bee Gees.

Saturday Night Fever, How Deep is Your Love, Stayin’ Alive, I started a Joke e muitas outras estouraram no mundo inteiro. O estilo único dos cantores era algo fascinante à época.

A formação contava com os irmãos Gibb e Steve rucker, todos pareciam estar em perfeita sincronia quando cantavam.

Cinema

Olivia Newton-John

Olivia Newton-John música anos 70Com o primeiro hit escrito por Bob Dylan, Olivia Newton John foi uma das personalidades mais celebradas durante os anos 70, com álbuns nos topos das paradas e prêmios Grammy.

No final da década, estrelou um filme de grande sucesso intitulado ‘Grease’, no Brasil se chamou ‘Nos Tempos da Brilhantina’, musical famoso onde atuou ao lado de outro ícone da década, John Travolta.

No filme, Danny e Sandy, um casal de estudantes, trocam juras de amor, mas se separam, pois ela voltará para a Austrália. Entretanto, os planos mudam e Sandy, por acaso se matricula na escola de Danny.

Para fazer gênero, ele infantilmente lhe dá uma esnobada, mas os dois continuam apaixonados, apesar do relacionamento ter ficado em crise.

‘Grease’, lançado em 1978, é um dos maiores representativos cinematográficos da década de 1970.

Para ouvir músicas da Olivia Newton-John no Spotify, clique aqui.

John Travolta

john travoltaEm 1977, John Travolta filmou um dos filmes mais clássicos da história do cinema, ‘Saturday Night Fever’, pelo qual foi indicado ao Oscar e fez tendência ao levar a cena disco music para as telonas.

Sua fama na época era tanta que era comum fãs histéricas em seus hotéis ou mesmo balançando os trailers em que ele ficava nas pausas das filmagens.

Em 1978, estrelou Grease ao lado de Olivia Newton-John, que ajudou ainda mais Travolta a ganhar fama.

Hoje aos sessenta e um anos, John Travolta é um dos maiores ícones da década 70 e deixou um legado que inspira atores como Zac Efron nessa geração.

Para ouvir músicas do John Travolta no Spotify, clique aqui.

Giorgio Moroder

giorgio-moroderUm dos maiores inovadores e realizadores da música dance, techno e disco é Giorgio Moroder.

Além de assinar importantes hits de Donna Summer como ‘Love To Love You Baby’ e ‘I Feel Love’, Moroder também produziu trilhas sonoras como ‘Metropolis’, ‘Flash dance’ e ‘O Expresso da Meia Noite’.

Suas músicas também foram grandes sucessos usados em trilhas de músicas de novelas brasileiras, como ‘Sinal de Alerta’, ‘Selva de Pedra’ e ‘Pecado Rasgado.

Atualmente, o produtor faz sucesso ao lançar um disco com colaborações de cantoras atuais como Kylie Minogue, Britney Spears, Charli XCX e Sia.

Para ouvir músicas de Giorgio Moroder no Spotify, clique aqui.

Moda Anos 70

moda masculina anos 70 foto anuncioA moda dos anos 70 é difícil de ser definida, considerada como “não à moda”, a palavra chave.

Roupas anos 70 como calças de boca de sino, algodão barato, jeans com lavagens diferentes eram todas permitidas desde que não tivesse um aspecto normal. Afinal de contas, a contracultura ainda era o que dava voz à geração.

David Bowie e Gary Glitter responsabilizam-se por uma forte tendência glam rock, trazendo brilho, Glitter e uma estética requintada para a moda e os cortes de cabelo.

A marca Levi Strauss em 1971 recebe prêmios pelos seus blue jeans. Na capa do disco ‘Sticky Fingers’, produzida por Any Warhol, Mick Jagger porta um pacote gigante em seus jeans, estabelecendo-o mais uma vez como tendência.

No Brasil, havia Copa do Mundo e, no final da década, a roupas anos 70
invasão da era disco com a telenovela ‘Dancing Days’, chegando a mudar os hábitos de consumo, com a criação das boates e discotecas no país.

As saias crescem e sobem, viram mini, longa e midi. As roupas dos anos 70 unissex ganham força através de ternos e conjuntos jeans.

O sonho de um mundo mais natural e menos consumista faz com que a comida macrobiótica e os tratamentos macrobióticos virem tendência. Assim, o cooper e a ginástica ganham vez e tornam a moda também mais esportiva.

Confira algumas fotos da moda dos anos 70:

moda anos 70

moda anos 70
Saias longas nos anos 70
moda masculina anos 70
Moda masculina nos comerciais dos anos 70

Visite a Uppermen para descobrir mais sobre as tendências da moda dos anos 70 e atual.

Melhores Músicas dos Anos 70

Interessado em ouvir e conhecer melhor tudo sobre músicas dos anos 70? A UPPERMEN fez uma playlist com 10 das músicas dos anos 70 que melhor representam a década, e também com as músicas mais tocadas.

Confira as músicas dos anos 70:

Vídeo de Música do Queen – Bohemian Rhapsody

Yes Sir, I Can Boogie, do Baccara;

Kung Fu Fighting; do Carl Douglas;

Bohemian Rhapsody, do Queen;

You’re the One that I Want, pelo John Travolta para o Grease;

The Darkside of the Moon, todo o album do Pink Floyd;

Go Your Own Way, do Fleetwood Mac;

Stairway to Heaven, do Led Zeppelin;

Another Brick on the Wall, do Pink Floyd;

Logical Song, do Supertramp;

Don´t Stop Till You Get Enough, do Michael Jackson.

Músicas Românticas Internacionais Anos 70

Vídeo de música do John Lenon – Imagine

 

Imagine, do John Lenon

Skyline Pigeon, do Elton John

Alone Again, do Gilbert O’Sullivan

Bridge Over Troubled Water, Simon & Garfunkel

It’s too late, da Carole King

Rock and Roll Lullababy, do B.J. Thomas

Killing Me Softly With His Song, da Roberta Flack

How Deep is Your Love, do Bee Gees

You Light Up My Life, da Debby Boone

Loving You, da Minnie Riperton

Se estiver em um mood para músicas dos anos 70 mais no estilo de flashback (como Village People e Gloria Gaynor), com pegada das mais antigas, acesse nossa Radio Flashback.

 

Por: Alisson Prando – Uppermen

 

GIF BAG

Deixe uma resposta