Música dos anos 2000 – Parte I – Pop, Hip Hop e R&B

0
81

Quer relembrar a década passada e se sentir nostálgico? Ou quer aprender um pouco caso fosse muito jovem na época? Leia sobre a música dos anos 2000 nos dois casos. Mas cuidado! Você pode se sentir velho.

Neste primeiro post falamos sobre a música pop e o Hip Hop e R&B. Na parte II veremos o rock e o pop-rock.

Não perca nossa seleção das melhores músicas internacionais desses estilos no final do post!

O melhor da música dos anos 2000

A década de 2000 pode não ter sido musicalmente marcada por novidades, já que poucos subgêneros ou estilos novosforam criados. Por outro lado, se a década de 2000 viu poucos estilos novos, como o rock Emo, ela foi muito diversa e rica em sua convergência de estilos.

Estilos musicais fundiram-se, criando novos subgêneros, com especial influência do Hip Hop e R&B. O Pop também influenciou bastante estilos – rock, heavy metal, rap e hip hop, R&B, soul e até o jazz.

É quando explodem os estilos prefixados pelo pop, como pop-punk e pop-rock, e ocorre a divisão de águas no Hip Hop, que abraça elementos dance e pop.

música anos 2000
O Napster revolucionou o modo de se ouvir música

A época também foi marcada pela tecnologia e pela internet, que trouxeram profundas mudanças no formato e no modo de se consumir música. É a era do mp3, do Napster e do Youtube.

O Pop

A música Pop, nos primeiros anos da década, manteve o fluxo de sucesso dos anos 90. O chamado teen pop continuava com grande sucesso. Eram as boy bands como N’Sync e Backstreet Boys, e também ídolos do fim dos anos 1990, como Britney Spears e Christina Aguilera.

Essa fase, no entanto, não duraria muito. Logo o Pop passou a ter influências do R&B, que tomava conta das paradas. Artistas como Jennifer Lopez, Destiny’s Child e Alicia Keys estouravam.

Fimdotexto

Essas influências foram claras na mudança musical de Christina Aguilera e de Britney Spears. Também fizeram decair as boy bands, com exceção dos Backstreet Boys. Com o fim do N’Sync, Justin Timberlake lançou carreira solo e, cheio de influências de black music, foi um dos maiores artistas da década.

Vamos ver alguns dos principais ícones pop dos anos 2000.

Madonna

Música anos 2000Numa época em que o Pop era dominado por artistas novos e extremamente jovens, a Rainha do Pop não ficou nem um pouco para trás. Reinventando-se, trazendo muitas novidades e hits, ela fez jus ao seu título, lançando os álbuns Music e Confessions on a Dancefloor – ambos na lista dos mais vendidos nos anos 2000.

Seus álbuns não apenas ditaram a estética do eletropop dos anos que viriam, como também deram início à onda de nostalgia oitentista que ainda está presente hoje. De cowgirl a dançarina com cores neon, Madonna fechou a década se entregando às inescapáveis influências de R&B e Hip Hop.

Lançou o disco Hard Candy, cuja turnê, a Sticky and Sweet, foi a mais rentável para uma artista feminina e para um artista solo. Madonna ganhou 408 milhões de dólares, fazendo 85 shows.

Britney Spears

musica anos 2000Britney Spears começou sua carreira como uma criança Disney, junto de pessoas como Justin Timberlake e Ryan Gosling. Hoje, apesar de sua base de fãs die hard, Britney tem em sua história um dos mais famosos colapsos em público.

Britney começou os anos 2000 com hits e com boas vendas, chegando ao seu mega hit Toxic, para muitos um emblema dos anos 2000. Após isso, com muita visibilidade na mídia, uma polêmica imagem hiperssexualizada  e dificuldades em sua vida pessoal, sua música ficou de lado.

As manchetes apenas reportavam seu comportamento excêntrico, como agredir paparazzis de cabelo raspado. Ao fim da década, no entanto, Britney se recompôs e voltou de vez à sua carreira com o super vendido single Womanizer, do disco Circus.

Shakira

musica anos 2000Shakira foi um grande fenômeno nos anos 1990, inclusive no Brasil. Seu sucesso foi tão grande por aqui que chegou a lançar versões em português de seus hits. A mudança de milênio foi crucial para Shakira.

Shakira entrou nos anos 2000 decidida a conseguir penetrar nas paradas americanas. Fazendo uma transição para o inglês, mudando seu estilo musical para um pop-latin e com um makeover visual, Shakira foi inesperadamente bem aceita. Seu sucesso entre os americanos foi crescendo, até culminar em seu hit Hips Don’t Lie, junto com Wyclef Jean, na metade da década.

O single fez tanto sucesso que entrou para a história como a faixa mais vendida digitalmente no século XXI. Mostrando a dança do ventre, herança de sua ascendência libanesa, a colombiana fechou a década com seu álbum mais experimental She Wolf (Loba). Ela também ficou na quarta colocação da Forbes de artistas mulheres que mais ganham na indústria.

Justin Timberlake

Já com grande sucesso com o N’Sync, Justin Timberlake aproveitou o hiato do grupo para lançar sua muito bem recebida carreira solo. Seu primeiro disco, Justified, estreou em segundo lugar na lista dos top 200 da Billboard. O disco marcou sua mudança, da sonoridade pop e teen do N’Sync para o artista R&B adulto que, segundo ele, é o que sempre quis ser.

Timberlake teve momentos importantíssimos na cultura pop dos anos 2000, incluindo o famigerado show do intervalo do Super Bowl com Janet Jackson. Colaborando com produtores de Hip Hop, como Timbaland, Justin lança seu segundo disco, FutureSex/LoveSounds em 2006.

Os três singles saídos do disco, My Love, SexyBack e What goes around… Comes around, ficaram por semanas em primeiro lugar nos top 100 da Billboard. Isso afirmou Justin Timberlake como um artista R&B de sucesso de público e crítica, ganhando 4 Grammys. Além disso, o artista participou de vários filmes durante a década.

Lady Gaga

musica anos 2000Sem dúvida alguma Lady Gaga foi o maior ícone pop da sua geração. Em pouquíssimo tempo de carreira, girou a roda em termos de moda, comportamento e música na história da cultura pop. Lançando seu disco de estreia em 2008, The Fame, chamou a atenção por sua nova linguagem e proposta em termos de sonoridade.

Além disso, sua imagem era excêntrica e misteriosa: loura, com franja platinada, collants e um bastão apelidado de disco-stick. Com a ajuda de produtores como Red One e Space Cowboy, atingiu o topo da Billboard. Os singles responsáveis foram Poker Face, Just Dance, e o grande sucesso Paparazzi.

Ainda na década de 2000, Lady Gaga fez seu icônico hit, Bad Romance, famoso pela sonoridade eletrônica e estética grotesca de seu clipe. Lady Gaga foi grande responsável por trazer de volta as narrativas em videoclipes com seu hit Telephone, parceria de sucesso com Beyoncé.

R&B

Os anos 2000 foram essenciais para fixar o R&B como um dos gêneros mais importantes. Sua força era tão grande que os artistas pop se viram obrigados a incorporar elementos R&B em seus trabalhos.

Continuando o sucesso do fim dos anos 1990, o R&B teve nomes como Mariah Carey, Jennifer Lopez, Mary J. Blige, Janet Jackson, Rihanna, Chris Brown e, principalmente, Destiny’s Child, Beyoncé e Usher.

Usher

Tendo começado sua carreira nos anos 1990, Usher decolou nos anos 2000. Ele foi o segundo artista de maior sucesso dos anos 2000, segundo a Billboard. Seu álbum de 2004, Confessions, foi o segundo mais vendido da década.

Durante os anos 2000, Usher ainda ficou em primeiro lugar no ranking de singles. 7 de seus singles chegaram ao topo das paradas. Seu hit mais icônico da época é o single Yeah!

Beyoncé

musica anos 2000Depois de pertencer ao Destiny’s Child, Beyoncé Knowles partiu em uma bem sucedida carreira solo. Vencedora de 17 prêmios Grammy, ela é uma das artistas negras mais importantes da década de 2000. Está ainda entre as artistas mulheres que mais venderam.

Em 2003, lançou o álbum de estreia Dangerously in Love, recheado de grandes hits, como Naughty Girl, Baby Boy, Crazy in Love em parceria com o futuro marido Jay-Z. Em 2006, com o álbum B’Day, emplaca novos hits. Mas a sua parte mais memorável na década de 2000 viria com o álbum duplo I am… Sasha Fierce.

Beyoncé se consagrou de vez ao explorar dois lados de sua personalidade, a performer animalesca, seu alter ego Sasha Fierce, e a mulher doce e tímida, a Beyoncé. Um de seus maiores hits até hoje, um clássico da nova geração, é sua música Single Ladies. O single teve sucesso imenso de crítica e público, tanto musicalmente quanto com seu clipe.

O Hip Hop

O Hip Hop era tão forte no início dos anos 2000 que chegou a dominar a cena da música popular, em especial nos Estados Unidos. Artistas que fizeram o nome do Hip Hop nessa época são Jay-Z, Lil Kim, Lil Wayne, Eminem, Missy Elliott, Nas, 50 Cent, OutKast, The Black Eyed Peas, Ludacris, Kanye West e outros.

O Hip Hop viu diversos subgenêros e movimentos surgindo e decaindo ao longo da década. Isso inclui influências de música eletrônica e pop. Essas influências causaram controvérsia e divergências. Veteranos puristas do estilo, como Nas e Ice-T, denunciaram o fim do Hip Hop. Tanto é que, em 2006, Nas lança a música Hip Hop is Dead.

Foi na segunda metade da década que o Auto-Tune passou a ser usado em larga escala por artistas do Hip Hop – o “efeito Cher”. Como prova, os Black Eyed Peas usaram muito Auto-Tune e sonoridade dance e eletropop em seu disco The E.N.D. Foi o maior sucesso da carreira do grupo.

50 Cent 

musica anos 2000Famoso por sua história de vida, o rapper fez muito sucesso nos anos 2000. Porém não sem muitas dificuldades.

Após sobreviver a 9 tiros à queima-roupa, 50 cent foi adicionado a uma lista negra de um chefão do tráfico de drogas do Queens, em Nova Iorque. Isso se deu por sua música, Ghetto Qu’ran. A música detalhava esquemas do tráfico e traficantes do bairro onde cresceu. Diz-se inclusive que sua tentativa de assassinato foi em retaliação a essa exposição.

Sem poder criar uma carreira nos Estados Unidos pelas ameaças sofridas, foi para o Canadá. Lá recompôs sua música aos poucos, fazendo muitas mixtapes e remixes. Seu material chegou ao Eminem que, impressionado, convidou-o a trabalhar com ele. Um exemplo é a colaboração na trilha sonora do filme 8 Mile.

o rapper fez sua estreia com o aclamado disco Get Rich or Die Tryin’. Seus sinlges de maior sucesso da época são In Da Club, Candy Shop, Disco Inferno e How do we Do.

Eminem

musica anos 2000

Eminem não só foi o artista de Hip Hop de maior sucesso dos anos 2000, como foi o artista que mais vendeu na década – de todos os gêneros musicais.

Eminem é muito conhecido por ser um dos únicos rappers brancos a conseguir reconhecimento e sucesso. Ele alcançou, com seu álbum Relapse, o status de rapper que mais vendeu na história.

A carreira de Eminem, tanto nos anos 2000 quanto hoje em dia, é marcada por polêmicas. Eminem já foi acusado de ter letras homofóbicas e misóginas. Ele até foi investigado por uma suposta ameaça de morte ao então presidente estadunidense George W. Bush.

Muitos artistas da atualidade citam Eminem como influência. Rappers como Jay-Z e Wiz Khalifa já disseram considerar Eminem um dos maiores rappers de todos os tempos.

The Black Eyed Peas 

Apesar do conjunto ter iniciado carreira nos anos 1990, foi apenas na década seguinte que fariam sucesso, com muitos hits. O grupo era originalmente de rap e hip hop. Porém, mudaram seu estilo com influências pop e dance, e também com a adição de Fergie.

Essa junção fez com que o grupo estourasse com Where is the Love?, primeiro single de seu terceiro álbum Elephunk. O single foi inspirado no término do relacionamento entre Justin Timberlake e Britney Spears. Isso, por si só, já o faz icônico da década.

Seu segundo single fez também muito sucesso, Shut Up. Outros grandes sucessos do grupo são Let’s get Started, Don’t Lie, Don’t Phunk with My Heart e My Humps.

Melhores músicas anos 2000 – Hip Hop, Pop e R&B

Usher – Yeah! ft. Lil Jon, Ludacris

Britney Spears – Womanizer

Justin Timberlake – SexyBack

Rihanna – Umbrella ft. Jay-Z

Kanye West – Stronger

Beyoncé – Single Ladies (Put a Ring on It)

Lady Gaga – Poker Face

Eminem – Lose Yourself

Christina Aguilera – Come on Over

Madonna – Music

50 Cent – In da Club

Beyoncé – Crazy in Love ft. Jay-Z

Katy Perry – I Kissed a Girl

Britney Spears – Toxic

Mariah Carey – We Belong Together

Lady Gaga – Bad Romance

Christina Aguilera, Lil’ Kim, Mya, Pink – Lady Marmalade

Madonna – Hung Up

The Black Eyed Peas – My Humps

GIF BAG

Deixe uma resposta