Música anos 90 : O que marcou a época

0
313

Certamente a música anos 90 será sempre lembrada, seja pelas melodias contagiantes ou os figurinos excêntricos dos artistas. A cultura jovem é marcada pela MTV, o grunge e certa obscuridade, mesmo vindo dos maiores ícones POP da época. No final da década, o POP de rádio, produzido por nomes como Max Martin e Darkchild, dá as condições do que viria até mesmo na próxima década, enquanto que a música eletrônica, ainda bastante experimental, sofre um boom no final da década.

Música anos 90 no Brasil:

Mamonas Assassinas

O maior fenômeno musical brasileiro nos anos 90 foi a banda Mamonas Assassinas, formada em Guarulhos no inicio da década.

O som, produzido nos Estados Unidos pelo produtor brasileiro Rick Bonadio, dominou as rádios do país e vendeu como água – em certo período, a banda vendia 100 mil cópias de seu único álbum em dois dias. Estima-se que na mesma época o cachê da banda por apresentação variava entre 50 e 70 mil reais, tendo a gravadora EMI lucrado mais de 80 milhões com o projeto todo.

Confira abaixo o clipe de Pelados em Santos, um dos grandes sucessos da banda:

Com letras bem-humoradas e uma estética punk rock, os Mamonas Assassinas se tornaram populares meteoricamente e se apresentaram nos principais palcos e programas de TV do Brasil. Infelizmente, o sucesso dos garotos foi interrompido por um trágico acidente de avião que matou todos os membros da banda em 1996. Para ouvir Mamonas Assassinas no Spotify, clique aqui.

Raimundos

Apesar de formada no final dos anos 80, foi durante a década de 90 que os Raimundos experimentaram o sucesso. Em 1994, lançaram um disco intitulado com o nome da banda – inspirado em Ramones – com o gênero de forró-core. Sucessos como ‘Puteiro em João Pessoa’, ‘Jurema’ e ‘Marujo’ invadiram as rádios brasileiras.

Fimdotexto

Em pouco tempo, a banda tocava em festivais como Monsters of Rock e Hollywood Rock ao lado de bandas como Motorhead e Iron Maiden.

Raimundos tem em seu catálogo oito discos autorais e mais de três milhões de cópias vendidas, sendo uma influencia para várias bandas que vieram depois deles, como Detonautas Roque Club e CPM 22. Para ouvir Raimundos no Spotify, clique aqui.

Jota Quest

Inspirados por acid jazz, o grupo fez os primeiros shows em bares e faculdades de Belo Horizonte. Não demorou muito a serem fisgados pela Sony Music. Em 1996, lançaram o primeiro disco, composto por uma sonoridade que flertava entre o disco music e rock.

Em 1997, começaram a fazer performances na televisão e desde então, são uma das bandas de maior sucesso do Brasil. Para ouvir Jota Quest no Spotify, clique aqui. Ainda nos anos 90, as rádios brasileiras tocavam bandas de axé antigo, rock nacional e música sertaneja. Nomes que fizeram sucesso na década: Cidade Negra, Skank, Daniela Mercury, É O Tchan, Cássia Eller, Banda Eva etc.

Música anos 90: Internacional

Nos Estados Unidos, quem ditava a cultura jovem era a MTV, emissora responsável por veicular shows ao vivo e os videoclipes mais novos das bandas e artistas POP.

Conheça dos mais influentes e melhores artistas internacionais.

Nine Inch Nails

Uma das maiores sensações dos festivais norte-americanos nos anos 90 foi a banda Nine Inch Nails. Através de álbuns conceituais e letras que variam sobre suicídio, exclusão social e insanidade, Trent Reznor abriu caminho para artistas experimentais e rock agressivo.

Na década de 90, em seu apogeu criativo, Reznor chegou a ‘emprestar’ toda sua estética audiovisual a ninguém menos que David Bowie.

Para ouvir Nine Inch Nails no Spotify, clique aqui.

Nirvana

Tida como a última banda da Geração X, Nirvana ditou as tendências tanto em termos de sonoridade garagista e suja, quanto de moda durante a década de 90.

Banda Nirvana nos anos 90

Por conta de hits como ‘Smells Like Teen Spirit’ e ‘Come As You Are’ era comum ver adolescentes usando camisas xadrez e jeans surrado.

A carreira do Nirvana durou até 1994, quando o vocalista Kurt Cobain se suicidou. Estima-se que a banda tenha vendido mais de 90 milhões de cópias no mundo todo. Para Nirvana no Spotify, clique aqui.

 

Green Day

Durante os anos 90, os Estados Unidos foram dominados por uma sonoridade punk e rockeira, tal como a de bandas como o Green Day.

Depois de assinar contrato com a Reprise Records, por conta do produtor Rob Cavallo, o grupo figurou em festivais como Lollapalooza e Woodstock em 1994. Na apresentação no Woodstock, exibida ao vivo para o mundo todo, o grupo brincou com lama e deixou o palco caótico.

Na década de 90, emplacaram hits como ‘Basket Case’, ‘When I Come Around’ e ‘Longview’. Para ouvir Green Day no Spotify, clique aqui.

Madonna

Nos anos 90, Madonna foi mais uma vez um dos personagens mais célebres na década. No começo, em 1992, presenteou o mundo com o álbum ‘Erotica’ e o livro ‘SEX’ onde encarnava uma personagem uber-sexual e dominatrix.

Com a turnê ‘Girlie Show’ veio ao Brasil e levou sua música dance para milhares aos estádios do Maracanã e Morumbi. No final da década, em 1998, lançou o disco ‘Ray of Light’ com uma personagem espiritualizada, bem o oposto do que havia feito no álbum ‘Erotica’. Madonna continua sendo um dos maiores expoentes da música produzida por mulheres, controlando todos os aspectos de sua carreira. Para ouvir Madonna no Spotify, clique aqui.

Spice Girls

Nenhum outro grupo feminino fez tanto sucesso nos anos 90 como as britânicas Spice Girls. Victoria Beckham, Mel B, Emma Bunton, Mel C e Geri Halliwell fizeram com que toda a atenção do mundo fosse para elas, através de uma imagem forte de sonoridade e poder feminino – as garotas não eram mais rivais, mas sim amigas inseparáveis.

Durante a década de 90, fizeram vários hits como ‘Wannabe’, o primeiro single, ‘Say You’ll Be There’, ‘Viva Forever’ e ‘Spice Up Your Life’.

As meninas também foram figuras carimbadas na programação de clipes de música e apresentações ao vivo da MTV. Para ouvir Spice Girls no Spotify, clique aqui.  

Britney Spears

Em 1998, o mundo seria arrebatado pela que viria ser reconhecida como Princesa do POP: Britney Spears lançava o single ‘…Baby One More Time’, onde dançava e cantava no papel de uma colegial em uma escola católica.

Só com o primeiro álbum vendeu mais de 28 milhões de cópias, sendo um dos álbuns solo mais vendidos até hoje. Nessa primeira fase da carreira, fez vários hits com a ajuda das rádios norte-americanas e a MTV, como ‘Sometimes’, ‘You Drive Me Crazy’ e ‘I Was Born To Make U Happy’. Para ouvir Britney Spears no Spotify, clique aqui.

Destiny’s Child

Com álbum de estreia em 1998, produzidas por Rob Fusari, as Destiny’s Child fizeram muito sucesso nos Estados Unidos e abriram portas para o hip-hop feminino através de singles como ‘No, no no’ e ‘Survivor’. Para ouvir Destiny’s Child no Spotify, clique aqui.  

Backstreet Boys

Ainda como o grupo POP de maior sucesso comercial segundo o Guiness, os Backstreet Boys figuram em listas de altas vendagens com mais de 130 milhões de cópias vendidas.

AJ McLean, Howie Dorough, Brian Littrell, Nick Carter e Kevin Richardson ficaram famosos em 1996, mas atingiram o apogeu artístico com o álbum ‘Millenium’ lançado em 1999, sobretudo por músicas chiclete e musicas românticas. Na década de 90, ditaram todas as tendências da moda e do audiovisual através de hits como ‘Everybody’, ‘I’ll Never Break Your Heart’ e ‘I Want It That Way’. Para ouvir Backstreet Boys no Spotify, clique aqui.

Aerosmith

Apesar de produzirem desde 1970, o Aerosmith fez bastante sucesso durante os anos 90, sendo uma das bandas mais influentes da década e dos anos que sucederam.

Vendendo 12 milhões de cópias com o álbum ‘Get a Grip’ de 1993, a banda foi honrada nessa época com vários prêmios Grammy e alto prestígio na programação da MTV. No final da década faz muito sucesso com a música ‘I Don’t Wanna Miss a Thing’ feita especialmente para a trilha sonora do blockbuster ‘Armageddon’. Para ouvir Aerosmith no Spotify, clique aqui.

Cinema Internacional nos anos 90

Durante a década de 90 o cinema perdeu os limites entre o clássico e o popular, sendo esta uma década diversa e bastante frutífera para a Indústria do Audiovisual.

Foi durante os anos 90 que apareceu Quentin Tarantino, revolucionando os rumos da violência e do cinema-videoclipe com o clássico ‘Pulp Fiction: tempo de violência’, estrelado por Uma Thurman, Samuel L. Jackson e John Travolta. Julia Roberts se torna o ícone máximo da década ao estrelar o romance de ‘Pretty Woman – Um sonho de mulher’. Sharon Stone pode ser concebida facilmente como o maior sexy simbol da época depois de sua cruzada de pernas que fez com que muitos marmanjos pausassem aqueles segundos de ‘Instinto Selvagem’.

Uma época agitada para o cinema

O cinema brasileiro voltava a ser levado a sério pela academia com a excelente atuação de Fernanda Montenegro no drama ‘Central do Brasil’. Jodie Foster e Anthony Hopkins estrelam o drama e suspense ‘O Silêncio dos Inocentes’, que dá o tom obscuro que percorreria pelo gênero durante toda a década. As animações viram tendência através dos estúdios da Disney e Pixar com títulos como ‘Mulan’, ‘Tarzan’ e ‘Toy Story’ levando milhões aos cinemas. Alan Parker dirige Antônio Banderas e Madonna no polêmico musical ‘Evita’, por conta deste longa, a cantora POP teve seu talento como atriz reconhecido ao levar para casa o ‘Globo de Ouro’ como ‘Melhor Atriz’. Em 1999, Stanley Kubrick morre pouco antes de finalizar o épico cult ‘De olhos bem fechados’ que expõe os problemas de Tom Cruise com sua esposa à época, Nicole Kidman. Wesley Snipes estrela ‘Blade, o caçador de vampiros’ e abre portas para que outras adaptações de super-heróis ganhem as telonas. ‘Matrix‘ retrata o mito da caverna de Platão e revoluciona para sempre o uso de câmeras e efeitos especiais nos cinemas.

Moda

Para a moda nos anos 90, havia os conjuntos em jeans claros, all star, muito preto, camisetas sobrepostas, ombreiras, botas e coturnos. Atualmente, existem várias tendências da época que estão voltando com tudo: O colar estilo choker e as jaquetas jeans com lavagem clara por exemplo, vieram com tudo agora.

Ouça os clássicos dos anos 90

Fizemos uma seleção com os sucessos anos 90, que tocaram nas principais rádios do Brasil. Estão presentes aquelas mais representativas da década – que se tornaram clássicos e marcaram época, e também os hits que foram os Best Sellers da época. Basket Case, do Green Day Love Gets Me Every Time, da Shania Twain; You Oughta Know, da Alanis Morissette; My Heart Will Go On, do blockbuster Titanic; Enter Sandman, do Metallica; Smells Like Teen Spirit, do Nirvana; Smooth, do Santana; … Baby One More Time, da princesa do pop Britney Spears; I Want It That Way, dos Backstreet Boys; Wonderwall, do Oasis;

GIF BAG

Deixe uma resposta