Estilo Romântico: Saiba Como Usar Roupas Românticas

1
260

estilo romântico clássicoO estilo romântico é para os mais ousados, e para os que gostam de experimentar algo fora do comum. A moda romântica é representada pela leveza das cores com tons mais claros.

Ele não se encontra mais em alta, mas isso tem a ver com a associação do estilo romântico a cenários muito mais formais. Entretanto, não existe uma regra que ele seja usado só nessas ocasiões.

O estilo romântico funciona para aqueles mais autênticos, que gostam de se expressar através de roupas românticas. Eles não têm medo de se inspirar no passado. O porque desses pré-requisitos? Bem…

Quando se fala do romântico, é muito fácil associar ao romântico literário, e, de fato, o estilo se baseia muito nas roupas da época em que o romantismo estava em alta.

Estilo Romântico e o Romantismo na Literatura

Pra quem não lembra das aulas de literatura, o romantismo tem seu ápice no século XVIII, na primeira metade do século, especialmente.

Ele sempre se caracterizou por fortes expressões de emoção, muita intensidade, e as roupas dos representantes do movimento não eram diferentes. Eram roupas com bons cortes, com detalhes que as complementavam.

Havia muito contraste do claro com o escuro – especialmente do preto e branco, embora não fossem as únicas cores presentes no estilo – mas sempre carregado majoritariamente de uma só cor, preferivelmente escura.

Não é apropriado, entretanto, confundir a intensidade com o exagero: o estilo romântico é detalhista e, por isso, não comete gafes de combinação.

o-corvo-cusack-allan-poe John Cusack, no filme “O Corvo,” interpretando Edgar Allan Poe, um dos precursores do romantismo

Embora os tipos de peças de roupas românticas ainda prevaleçam, a releitura do estilo e adaptação dele pra atualidade mudam os tecidos e os acessórios usados.

Estilo Romântico Masculino

Fimdotexto

Casacos, sobretudos, blazers, coletes, todas essas peças participavam da moda romântica e participam até hoje. Tecidos da moda como couro fazem parte do repertório romântico.

blazers e casacos românticos

Cortes assimétricos também são bem-vindos, além de roupas com botões que são percebíveis (e admiráveis, claro). Camisas tendem a ser lisas e monocromáticas, assim como quaisquer blusas a serem usadas por baixo de outras peças.

Camisa romântica masculina

Se for pra ter algum padrão, uma roupa romântica deve ter o padrão texturizado de renda ou qualquer padrão clássico – florido, vitoriano, etc.

Camisas românticas masculinas

As cores, no entanto, variam muito com a ocasião. O mais casual é mais livre, embora sóbrio, já o formal exige um pouco mais de rigidez e “frieza” de cores.

ann-demeulemeester-desfile-masculinoDesfile da estilista Ann Demeulemeester, inspirada no estilo romântico formal

Calças são as mais simples possíveis – uma cor, e o tecido podendo ser qualquer um que combine com as peças de cima, desde que não se sobressaia sozinha. O foco geralmente é nos detalhes ou nas peças de cima do look.

Falando de acessórios, os que estão mas presentes são echarpes/cachecóis, gravatas, cintos, e chapéus, esses últimos podendo até ser excêntricos, como cartolas “baixas.”

acessórios e calçados do estilo romântico

Por fim, os sapatos são alguns: botas, calçados sociais, ou tênis estilo converse. O último não se encaixa em qualquer look, mas os outros dois cabem pra quase todos, especialmente as botas. Sempre preferência ao monocromático, e os tecidos desses também podem ser quaisquer um.

estilo-romantico-colorido-moda-masculina
O look romântico numa outra visão, mais “light” e com cores, o romântico mais casual

Estilo Romântico Feminino

Toda mulher adora, de vez em quando, se vestir com aquele look romântico. Mulheres são românticas por natureza, então o estilo romântico cai como uma luva.

estilo romântico feminino

O fato é que o estilo romântico está e sempre esteve em alta no universo feminino, e nós da Uppermag, claro, também adoramos roupas românticas!!

Que mulher não fica mais feminina e delicada usando roupas românticas?

Como Se Vestir no Estilo Romântico Feminino?

A primeira coisa que você deve ter em mente, é que roupas e acessórios em tons mais claros, entre eles o pastel e o nude, são os que fazem parte e caracterizam o look romântico. Isso não significa que cores com tons mais fortes não possam ser usadas.

tons pasteis estilo romântico feminino

Para quem quer investir no estilo romântico, vestidos de renda são o ideal, e apesar de poder usar cores mais fortes, fique com os tons mais claros.

renda estilo romântico feminino
Vestidos, luvas e gargantilhas de renda são um claro statement romântico

Estampas florais, que combinam com qualquer mulher, além de ser simples, são uma ótima pedida, principalmente para dias de sol.

Taylor Swift

A cantora americana Taylor Swift representa muito bem o estilo romântico, sempre usando saias (praticamente um uniforme do estilo romântico). As cores claras de suas roupas, combinando com uma maquiagem mais leve e cores pastel fecham o look.

 

scissorhands-fashion

 

Personalidade – Tim Burton! O artista é responsável por um releitura própria do estilo romântico, adicionando o seu exagero (e listras, muitas listras) a ele, mas sem desrespeitar as peças da época.

O cineasta, inclusive, tem que Edward Scissorhands (ou Edward Mãos de Tesoura) , que nada mais é do que um personagem puramente romântico – sente com intensidade, sofre, quer sentir (mas não pode), mas não deixa de amar.

 

 

Moda nos Filmes Românticos

A preferência da UPPERMAG são as adaptações da escritora Jane Austen em geral, seja filme ou série, são excelentes filmes românticos. O mais famoso é “Orgulho e Preconceito”.

 

A escritora foi pioneira dentro da literatura romântica. Ela sempre questionou o casamento pela imagem e defendia o casamento por amor, fugindo da realidade que a cercava através de suas histórias.

O figurino um pouco mais antigo dos personagens e roupas românticas mais adaptadas à época são traços marcantes.

Além de serem ótimos filmes pra pegar referências históricas de looks e combinações.

orgulho-e-preconceito-01

Os Melhores Filmes Românticos de Todos os Tempos

A revista Veja fez uma seleção dos melhores filmes românticos de todos os tempos, dentre eles podemos citar alguns:

  • Uma Linda Mulher (1990)
  • Casablanca (1942)
  • As Pontes de Madison (1945)

    shakespeare in love
    Shakespeare Apaixonado
  • Titanic (1997)
  • Ghost do Outro Lado da Vida (1990)
  • Shakespeare Apaixonado (1999)
  • Cidade dos Anjos (1998)
  • Um Amor para Recordar (2002)
  • Diário de Uma Paixão (2004)
  • O Segredo de Brokeback Mountain (2005)
  • Meu Primeiro Amor (1991)
  • Amor Além da Vida (1997)
  • Tudo Por Amor (1991)
  • PS: Eu te Amo (2007)
  • O Jardineiro Fiel (2005)
  • Bill Medley e Jennifer Warnes – Time of My Life (Dirty Dancing – Ritmo Quente)
  • O Casamento do Meu Melhor Amigo
  • O Fantasma da Ópera
  • Um Lugar Chamado Notting Hill

Bebidas Românticas e Glamour

vinhos-romanticos-lareiraCom certeza os Vinhos não podem ser esquecidos. Associados à luxúria nos livros e contos românticos, assim como são associados frequentemente com vampiros que se encaixam nessa era, a bebida até hoje carrega essas conotações e é considerada romântica tanto no sentido literal como no romântico usado hoje em dia.

Músicas Românticas Influenciaram o Modo de Vestir

Uma banda que reflete os sentimentos fortes do romantismo e que foi influencia pra outras bandas que se encaixam na descrição do estilo é The Cure. Não focando tanto na imagem dos membros, as letras são facilmente ligadas ao romantismo literário, que por sua vez, dita ainda muito da moda romântica.

cure-romanticos

As Melhores Músicas Românticas

Abaixo vamos citar algumas das melhores músicas românticas internacionais e nacionais, se você tem mais sugestões, é só enviar pra gente:
Cazuza: Codinome Beija-Flor

Guns N’ Roses: November Rain

Led Zeppelin: Stairway to Heaven

Bon Jovi: Always

Bryan Adams: Everything I Do

Djavan: Oceano

 

GIF BAG

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta