Estilo Lumbersexual: Saiba mais sobre a tendência que veio para ficar

1
203
Lumbersexual

Não é de hoje que muitos homens escolhem um estilo mais rústico e barbudo para se vestir e em sua aparência física. Porém, a tendência do estilo Lumbersexual fez com que barbas épicas ficassem normalizadas – e muito estilosas. Saiba mais sobre as origens do estilo, dicas de cuidados e veja como se vestir como um lenhador urbano de forma impecável.

Afinal, o que é Lumbersexual?

Não se sinta envergonhado se o termo lhe soar estranho. Ele é relativamente novo e tem muito a ver com um pedacinho específico da cultura norte-americana.

O estilo lumbersexual é a alcunha daquele estilo que você vê mais e mais nas ruas: homens com barbas muito grandes e bem aparadas, com camisas xadrez e cabelos únicos. É o estilo de moda masculino derivado da cultura hipster: o lenhador urbano.

Como surgiu o estilo lumbersexual?

Mas de onde diabos tiraram essa ideia? Por que lenhadores? E por que urbanos? Calma! Vamos por partes.

Lumberjacks – Os lenhadores originais

lumberjack, lumbersexual
Lenhadores norte-americanos – os lumberjacks

O nome Lumbersexual é derivado de lumberjack. Em inglês, significa lenhador. Mas não para por aí! Muito embora se pense que o termo é estadunidense, ele na realidade nasceu no Canadá – seu primeiro registro apareceu no século XIX. E os lumberjacks não são quaisquer lenhadores. Quando se usa esse termo, é uma referência direta e específica aos lenhadores de antes de 1945.

A partir de 1945, a tecnologia tomou conta da indústria madeireira. Os cortadores de lenha agora usavam serras elétricas e outras máquinas para fazer seu trabalho.

São nesses clássicos lenhadores que a tendência lumbersexual se inspirou. Tratava-se de homens quase ciganos, que migravam para onde houvesse trabalho, nas estações certas. Suas comunidades eram de barracas ou cabanas, com muita bebida e apenas homens.

Paul Bunyan, lumberjack
Estátua de Paul Bunyan em Maine, EUA

A cultura dos lumberjacks foi tão forte nos EUA que, em muitos lugares, os heróis locais são lenhadores folclóricos. É o caso de Paul Bunyan. Várias cidades do estado de Maine dizem ser sua cidade natal – e diversas estátuas do lenhador foram erguidas nesses locais.

Uma curiosidade: a estátua de Paul Bunyan é parte significativa do livro It – A Coisa, de Stephen King.

 

Lumbersexuais X Metrossexuais

Fimdotexto

Os lumbersexuais vêm como uma derivação da moda hipster. Há quem considere-a inclusive um subgênero desta. Ao mesmo tempo, a trend do lenhador sexy é tida por muitos como uma resposta antagônica aos metrossexuais, uma retomada à masculinidade viril e clássica.

Isso faz sentido. Rostos, cabeças e peitos peludos com roupas confortáveis e de material durável contrapõem bem a imagem clean, chique e nova do estilo metrossexual.

Lumbersexual
Os lumbersexuais e os mestrossexuais têm semelhanças entre si

 

Porém, há uma grande semelhança entre eles.

Os lumbersexuais não deixam cabelos e barba grande e por fazer, não se vestem com roupas velhas e feias nem deixam a higiene de lado. Muito pelo contrário – os lumbersexuais têm um trabalho danado. Isso os aproxima dos metrossexuais, famosos por seu primor com cosméticos e cuidados pessoais.

A tendência

Como vimos, os lumberjacks norte-americanos viviam o tempo inteiro ao ar livre e afastados dos centros urbanos. Como também tinham caráter migratório, pode-se dizer que eles viviam como homens da natureza.

Lumbersexual
Os lumbersexuais resgatam o homem próximo à natureza

Muitos creem que a onda lumbersexual é uma vertente da tendência ambientalista. Espaços verdes e abertos, cultura dos orgânicos, as cervejas artesanais, o verde greenery, um neo-fugere urbem tomou conta da moda e do estilo de vida atual.

Assim, fugindo do caminho mais para o andrógino da moda metrossexual, os lumbersexuais ressaltam a virilidade e todos os aspectos mais masculinos – sem o  desleixo que, antigamente, era associado à masculinidade.

O lenhador seria o emblema do homem másculo ligado ao ambiente. Afinal, refuta o extremo da urbanidade que o estilo metrossexual tem. Traz também o apreço pelo conforto, tanto no tecido quanto nos cortes de roupas.

Juntando todos esses fatores ao aumento da trend workwear, a tendência lumbersexual começou já faz uns anos, lá para 2014. Ela definitivamente não é nova, mas agora está em seu ápice. Série televisivas como Duck Dinasty, Mountain Men e Yukon Men foram decisivas para

Lumbersexual
Liam Hemsworth é um famoso lumbersexual

influenciar essa onda.

Ter barbona não é mais para bonachões ou mendigos: agora é estilo de modelos e galãs. Basta ver como artistas nacionais e internacionais o adotam: Ryan Reynolds, Bruno Gagliasso, Liam Hemsworth, Cauã Reymond, Ryan Gosling e Gerard Butler são alguns exemplos de adeptos ao estilo.

 

Como vestir o estilo lumbersexual

Se você parou para observar um pouco os lumbersexuais, deve ter reparado primeiramente na barbona e e cabelos cheios. Deve se lembrar em seguida de uma camisa xadrez, provavelmente vermelha, e possivelmente botas. Essas são, de fato, as principais características do estilo.

Mas ser um lumbersexual não se resume a isso. Nem é, também, um uniforme padrão. Existem diversas variações para não ficar exatamente como todos os outros homens e para não cair na monotonia no dia a dia.

As roupas do estilo lumbersexual

Para se vestir bem dentro do estilo algumas peças são chave. Veja a seguir as principais peças de roupa e suas possibilidades de variação.

Camisas

A camisa xadrez é a mais memorável da tendência. O xadrez

Lumbersexual
Com camisa xadrez vermelha não há como errar

vermelho é o mais típico do lumberjack. Mas é ideal que você varie, modernize o look. Brinque com as cores de xadrez, ouse e não tenha medo.

Vale ressaltar que as camisas são tipicamente de flanela. Como moramos num país tropical, você pode usar as camisas de flanela no inverno ou usá-las por cima de uma camiseta básica. Existem muitas camisetas com estampas de lenhadores, cômicas ou não.

Elas são excelentes opções para dias muito quentes. São frescas e você mantém a chama lumberjack acesa.

lumbersexual
Camiseta estampada lumbersexual

Calças

O estilo lumbersexual é também sobre conforto. Assim, as calças skinny, tão usadas pelos hipsters, ficam um pouco de lado. As calças jeans de corte regular são a melhor pedida. Varie com sarja, alfaiataria e outros tecidos.

Mas claro, você pode usar de vez em um jeans skinny também, por exemplo à noite. O mais importante é que as calças sejam de cores sóbrias – pretas, tons terrosos e mais neutros. Como suas camisas já serão provavelmente muito coloridas, uma calça de tom sóbrio e não chamativo balanceia muito bem.

O mesmo vale para bermudas.

Botas

As botas mais icônicas do estilo são botas de marcas como

lumbersexual
Seja criativo com as botas

LL BeanTimberland. São tão fortes que, com a barba de lenhador e elas nos pés, você pode se afastar das roupas mais típicas que ainda terá o ar fortemente lumbersexual.

O legal é que você pode variar com quaisquer botas mais rústicas, como coturnos, botas militares ou até desert boots, se você for um cara mais leve.

 

Acessórios do estilo lumbersexual

Você pode compor seu look lumbersexual com uma infinidade de acessórios. Você pode usá-los para diferenciar seus looks diários de seus looks noturnos. São excelentes também para quem sente que ainda falta algo para ser um true lumbersexual.

Gorros

Os gorros são ótimos, em especial para aqueles que não têm aquela barba imensa. É típico dos lumberjacks e, se estiver realmente frio, muito bons de usar.

lumbersexual
Gorros dão um toque final ao look

Óculos

Se quiser usar óculos de sol, experimente os de armação de madeira. Tem óculos mais de lenhador do que esses?

Penduricalhos, anéis e suspensórios

Colares, pulseiras, anéis – são todos ótimos para finalizar seu visual.

lumbersexual
Suspensórios são dos itens mais fiéis aos lumberjacks

Quando puder utilizá-los em madeira, melhor ainda.

Prefira sempre seus acessórios de materiais rústicos e orgânicos, como madeira, couro, camurça e por aí vai. Cintos rústicos, bolsas laterais de camurça, luvas de couro, todos são excelentes para finalizar. Chaveiros mosquetões pendurados no cinto são ideais, e suspensórios são muito fiéis aos lumberjacks dos séculos passados.

O Estilo Lenhador

Apesar de facilmente reconhecível por alguns itens do vestuário, o estilo lenhador urbano acaba se tornando um estilo de vida. Afinal, barba e cabelo cultivados por tanto tempo não são acessórios que você tira e põe.

lumbersexual
Estilo lenhador urbano é um estilo de vida

São a incorporação do estilo em sua vida. Ser um lumbersexual implica em se cuidar, passar tempo na frente do espelho e até no cabeleireiro – ou barbeiro. Uma barba disforme, não aparada, pega mal: no trabalho, na balada, onde for. Você passa por descuidado e até anti-higiênico. Ainda por cima, não tem nada a ver com o estilo lumbersexual.

Se você quer incorporar o estilo, leve-o a fundo. Veja também se combina com sua personalidade. Ora, não é a moda uma forma de expressão pessoal?

E prepare-se para todos os cuidados que você terá.

Cuidados com a barba e cabelos

Cabelos compridos

Se você nunca deixou os cabelos crescerem, pode sentir um pouco de dificuldade no início. Não se desanime! É importante ir aparando o cabelo durante o processo para que não cresça de uma forma esquisita. Além de poder não ficar bonito, tem grande chance de te irritar, caindo constantemente nos olhos, por exemplo.

lumbersexual
O coque masculino é ótimo para o estilo lumbersexual

É necessário usar shampoo e condicionador, apropriados para o tipo de seus cabelos. Também acostume-se a penteá-los, e já ir pensando em penteados que goste – uma pedida é o coque masculino. Você pode optar pelo corte razor part ou pelo undercut caso não seja muito fã de cabelos longos.

Barba bem cuidada

Se você já se aventurou em deixar a barba crescer, ou se naquela fase mais deprê você passou um tempo sem fazê-la, deve ter percebido como ela fica feia muito rapidamente. Veja como cuidar de sua barba.

Cosméticos

Assim como com os cabelos, a barba precisa ser nutrida e hidratada para ter uma aparência boa. Se mal cuidada, ela fica com pontas duplas, ressecada e até com caspa! Além disso, o ressecamento faz com que fios se rebelem. É por isso que muitas barbas parecem apontar para todos os lados.

Muitos profissionais dizem ser ok passar shampoo e condicionador na barba. Outros dizem que não. Uma coisa é certa: nunca use sabonete corporal para limpá-la! Vai piorar a situação e ela poderá ficar ainda mais ressecada ou extremamente oleosa.

Várias marcas de cosméticos já desenvolveram produtos que atendem às necessidades específicas das barbas. São balms, pomadas, ceras e óleos. Eles hidratam a pele do rosto e os fios, bastando um pouquinho do produto para ter eficácia. Você ainda consegue domar os fios rebeldes e modelar bigodes longos.

Deixe-a bem aparada

Habitue-se a sempre aparar a barba com tesoura e delimitar a ida para o pescoço e maçãs do rosto. Pode ser feito com máquina ou lâmina.

lumbersexual
Apare a barba com frequência

Tenha você uma barba cheia ou mais rala, você deve ir cortando desde que começar a crescer. Assim ela não toma conta do seu rosto nem se assemelha à barba de um mendigo. Você pode também pentear a barba e o bigode. Já até existem pentes de barba sendo vendidos para os lumbersexuais – são geralmente de madeira.

Também lembre-se, durante as refeições, que você agora é um cultivador de barba. Não se esqueça de garantir que líquidos e pedaços de comida fiquem presos nela e no seu bigode! Isso não seria nada elegante.

Veja aqui como é a ajuda de um profissional. Caso você sinta dificuldades, não hesite em procurar um barbeiro bom.

 

GIF BAG

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta