Estilo college masculino: veja dicas de como usar

2
232
Rapaz veste camisa pólo e calça de montaria em estilo college/preppy
Rapaz veste camisa pólo e calça de montaria em estilo college/preppy

Escolas e universidades estrangeiras fazem parte do nosso imaginário. Afinal, são tantos os seriados e filmes incríveis envolvendo estudantes!

São eles que inspiram o estilo college, tendência entre jovens de 16 a 25, mas acessível (em versão preppie) à quem já passou da adolescência.

O que é o estilo college

Em estilo preppy, rapaz usa blazer sobre suéter
Em estilo preppy, rapaz usa blazer sobre suéter

Em sua versão mais pop, a moda college canaliza a vibe high school e tudo que faz parte desse universo: nerds, jogadores de futebol e fraternidades. É um estilo jovem, despojado, divertido.

Para entender melhor, pense seriado americano teen. Pense jaqueta varsity (aquela pelos atletas em escolas e universidades estrangeiras). Pense “o cara mais popular do colégio”. Fez sentido?

Na versão mais sofisticada, é chamada de preppie (como eram chamados os alunos de cursos preparatórios para universidades prestigiosas e caras, como Yale, Princeton e Harvard.)

Para entender melhor, pense Tommy Hilfiger. Pense Ralph Lauren. Pense Lacoste. Pense suéteres de lã, camisas pólo, camisas de linho, sapatos Oxford, calças chino e óculos Ray-Ban. Pense “mauricinho”, no bom sentido.

Modelo veste camisa pólo em estampa poá
Modelo veste camisa pólo em estampa de poás

Moda college: cores e estampas

No estilo college, todas as cores estão permitidas.

Já as cores tradicionais do estilo preppie são azul marinho, branco e carmesim (vermelho forte, brilhante e profundo) — sim, são as cores da Tommy Hilfiger! Vinho, verde escuro, bege e marrom, cores clássicas e típicas do outono, também aparecem.

As estampas mais comuns são de bolinhas (ou poás), de formas geométricas (principalmente losangos), xadrez, tartan (estampa usada nos kilts escoceses) e listras.

O período ideal para usar tanto a moda college e o estilo preppie é o outono ou inverno, quando as temperaturas mais baixas permitem a sobreposição de peças. Mas, no verão, pode-se usar camisas leves de linho com bermudas.

Moda college masculina: peças essenciais

  1. A jaqueta college masculina
Fimdotexto

Confortável, a jaqueta college combina com jeans, bermuda e calça chino; tênis, bota e sapato. Use-a sobre camiseta branca ou, para um look mais sofisticado, sobre camisa em estampa xadrez. Há modelos mais leves e outros mais quentinhos. Dependendo de onde você mora, dá para combinar com gorro e cachecol.

Modelo usa jaqueta college masculina
Modelo usa jaqueta college masculina

Alternativa à camisa:

  • Suéter de lã (pode colocar sobre os ombros) em gola V;
  • Cardigã.
  1. A camisa

Uma simples camiseta branca vai bem com uma jaqueta college; uma camisa vai ainda melhor. Camisas jeans, brancas e xadrez combinam com o look. Num dia frio, dá para usar jaqueta varsity sobre camisa sobre camiseta. Camadas sempre criam um efeito interessante.

Homem veste camisa jeans
Homem veste camisa jeans

Alternativa à camisa:

  • Camiseta simples.
  1. A calça jeans

A calça jeans combina com este visual esportivo. Opte por um modelo slim para contrastar com o volume da jaqueta college.

Garoto veste jaqueta varsity e jeans
Garoto veste jaqueta varsity e jeans

Alternativa à calça jeans:

  • Bermuda;
  • Calça chino;
  • Calça de moletom.

Moda college masculina: acessórios

  • Óculos Ray Ban Wayfarer
  • Boné ou touca
  • Relógio de pulso
  • Cachecol
  • Mochila

Estilo preppie, ou a versão adulta do estilo college

O estilo preppie também traz referências colegiais, mas é mais clássico e clean que o estilo college.

Ele tem sua origem nas roupas usadas pelos estudantes das universidades mais prestigiosas dos Estados Unidos (que fazem parte da chamada Ivy League), e também pelos alunos que frequentavam cursos preparatórios (daí o termo “preppie”) para entrar nessas universidades.

O estilo preppie explora cores, estampas e tecidos clássicos, é fortemente inspirado nos esportes praticados pela elite, tais como golfe, rugby, pólo, tênis e vela.

Kennedy, muso preppie, veste camisa pólo em passeio de barco
Kennedy, muso preppie, veste camisa pólo em passeio de barco

Peças essenciais

  1. Suéteres de lã

Nos dias mais frios, aquecem. Nos dias de temperatura mais amena, podem ser jogados sobre os ombros. Com golas redondas ou em V, em versão fechada ou cardigã, os suéteres (principalmente os de lã) são peça-chave do guarda-roupa do homem preppie.

Rusty Clanton, celebridade da Internet, veste suspensórios
Rusty Clanton, Youtuber, vestindo suspensórios
  1. Camisas

Camisas em tecido Chambray (parece com o jeans, mas é 100% algodão) são versáteis e vão super bem com esse estilo. Camisas de linho nas cores clássicas são uma boa opção para um look casual. Nas cores branca, azul desbotada, rosa e limão também caem bem. Para um look mais formal, opte por estampas — listras e tartan são uma boa opção. E, para complementar, use uma gravata de seda.

  1. Calças chino

Calças chino, ou de alfaiataria, nas cores khaki, areia e azul marinho têm tudo a ver com o estilo preppie. Ficam ótimas quando combinadas com camisas estampadas.

  1. Calçados vintage

Chinelos, loafers e sapatos Oxford são clássicos e por isso fazem parte do estilo preppie. Eles existem em vários tipos de materiais e combinam com uma variedade de looks.

  1. Camisas pólo

Simples, versáteis e elegantes, devem ser usadas nas cores tradicionais para um look refinado.

Estilo preppie: acessórios

  • Óculos redondo
  • Suspensórios
  • Gravatas listradas
  • Cintos

Gostou da moda college e do estilo preppie? Confira peças inspiradas nesses estilos no site da Uppermen.

 

GIF BAG

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta