Como se vestir para a balada – Um guia para homens e mulheres

0
67
Como se vestir para a balada

Sair à noite tem o potencial para muitas coisas boas. Conhecer pessoas interessantes, se divertir entre amigos, relaxar com seus drinks prediletos e dançar. Você também pode ser mais quietinho, ou quietinha, e ficar mais tranquilo observando e conversando.

Todo esse cenário potencial pode facilmente se tornar um pesadelo se você escolher as roupas erradas para usar. Seja na balada, no barzinho ou lounge, as coisas podem não ser legais sem a roupa certa.
Por isso é sempre bom garantir que você vista o look certo. Por outro lado, se você tem seu visual de segurança – o que nunca dá errado – mas quer mudar, esse guia também é para você.

Saiba seu ambiente

Antes de mais nada, tanto homens quanto mulheres devem saber bem aonde estão indo. Cada tipo de estabelecimento noturno tem um código de vestimenta. Ele pode ser informal e subentendido – são os lugares em que os frequentadores têm consciência do padrão e não fogem dele.
Esse código pode também ser imposto formalmente. Um traje que não se adequa às regras impostas pode barrar a sua entrada numa balada. Homens, fiquem atentos: isso é principalmente com roupas masculinas.
Saber seu ambiente evita que você fique para fora, e também que salte demais em meio à multidão. Isso pode acontecer por estar informal ou formal demais – over ou underdressed.

Homens – Roupa masculina para balada

Embora possa parecer que as opções são poucas, não vá por esse caminho. Separamos algumas dicas de peças e mesmo de montagens de visuais. Você também encontra aqui dicas do que não usar de jeito nenhum.

Estilo e misturas

Você pode dar um direcionamento à escolha das suas roupas caso tenha um estilo definido. Se você for hipster, lumbersexual, metrossexual, rocker, ou o que for, parta desse princípio. Seja verdadeiro consigo e expanda o conceito que você veste.
Você pode acertar em cheio, além de se divertir muito, ao combinar estilos diferentes. Juntar peças hipster com um paletó mais formal ou estilo college pode te dar um efeito sharp muito bom.

xadrez balada chic
Misture elementos de seu estilo com o de balada chic. Seja variado e despojado.

Outro exemplo é o uso de peças românticas com qualquer que seja seu estilo. Isso te dá personalidade, demonstra ousadia e difere do seu look básico diário.

Balada Chic

Se sua noite for sempre mais improvisada, sem saber aonde você e seus amigos realmente acabarão indo, é sempre bom optar por uma roupa curinga. Ou seja, que ficaria minimamente ok em ambientes de dança ou de bar. Como fazer isso?

balada chic suspensórios
Use a balada chic como ponto de partida

Uma dica é sempre pensar um pouco pela via da balada chic. Não exagere – caso acabe num barzinho mais tranquilo, você vai destoar demais.
Um estilo de balada chic, com camisa formal, calça (de preferência não jeans), um blazer e sapatos mais leves, como mocassim, serão mais aceitos. Se parar num barzinho informal, você será o cara bem vestido – mas não demasiadamente.

Se for para um ambiente de padrão mais elevado, parecerá mais despojado e casual. Vestindo a mesma atitude, com segurança, pode ser ótimo para a balada dar certo.
Tenha a balada chic mais em mente quando pensar em sair à noite, use-a como norte. As coisas tenderão a dar certo. É, aliás, o norte deste guia.

Cores

A escolha de cores pode não parecer tão importante, já que os ambientes noturnos são escuros. Muito se engana quem pensa assim!
Vestir preto, por exemplo, é um erro comum. Não significa que ele é vetado – apenas evite-o. Dependendo da iluminação, suas roupas podem tomar uma tonalidade marrom bastante feia. Dependendo também do tecido de suas peças, pode haver um brilho desigual sob a luz negra.
As melhores cores para homens, à noite, são tons de cinza e azuis. Caso use paletós, blazers

blazer suit balada chic
Um paletó ou blazer complementam bem o look.
Fimdotexto

e roupas mais sociais, tente evitar azul marinho. Pode parecer que você veio direto do trabalho. O cerúleo é uma boa alternativa.
Outras cores também valem. Mas você precisa saber combiná-las e sempre moderá-las. Cores muito vibrantes quando usadas em demasia, ou combinadas de forma errada, podem te fazer parecer ir a um bloco de carnaval.

Camisas ou camisetas

As camisas são versáteis. Elas podem ser o astro do seu look, ou uma mera coadjuvante. Se optar por um restante mais simples e sóbrio, aposte numa camisa social – ou em camisetas – que chamem a atenção. Listras, cores vivas, estampas, todas elas podem dar o tom do look.
Por outro lado, se você tiver um paletó mais despojado, uma jaqueta ou se a sua calça for mais ousada, deixe a camisa brilhar menos. Camisas oxford nunca erram. Camisetas básicas podem dar o ar despojado e informal a um look muito chique.
Camisas polo também entram na sua lista de opções.

Calças

Em primeiro lugar, o próprio título: calças. Nada de bermudas. Nunca. Jamais. Se você já se aventurou, numa noite quente, a tentar, você provavelmente lembra da frustração de ser proibido de entrar na balada.
Os clubes e estabelecimentos proíbem certos trajes, e a bermuda é uma delas. Então, mesmo no calor, use calças.
Varie no tecido e nas cores, tomando cuidado com o uso do jeans. Ele pode deixar tudo muito informal. Pode também ser um toque de street style, compondo um visual elegante e despretensioso com um blazer.
Considere usar calças de linho natural. São muito bonitas e uma ótima alternativa ao jeans do dia a dia.

chelsea boots - moda balada chic
Chelsea boots dão um toque informal e casual

Sapatos

É importante que você esqueça um pouco dos tênis. Sim, mesmo seus converse. São confortáveis, ótimos para o dia, para visuais grunges, mas não para a noite.
O problema é que costumam deixar o estilo muito diurno, esportivo e informal. E quando são brancos? É realmente um erro fatal usá-los na balada, especialmente sob luz negra.
Prefira outros tipos de sapatos, como sapatênis. Mocassins são muito elegantes e suavizam bem seu visual. Outra opção são as desert boots, e também as chelsea boots.

Acessórios

Com os acessórios, pegue leve. Joias, óculos, colares e pulseiras são desnecessários. O mesmo vale para chapéus e jaquetas ou casacos que mais serão um peso a carregar do que uma parte do seu look.
Seja clean. Seja prático. Um relógio bem escolhido é o melhor acessório para a balada. Pode te fazer não ficar com o celular à mão o tempo todo, e ainda pode complementar (o contrastar) seu look.

O que não vestir

Vamos à lista do que você nunca deve vestir nas baladas.
– Bonés e chapéus
– Sandálias e chinelos
– Bermuda, não importa o calor
– Gravata, a não ser que você esteja num visual preppy para um evento adequado
– Muitos acessórios
– Tênis, especialmente os brancos

Mulheres – Roupa feminina para balada

Como tudo na moda, as linhas são muito tênues. É assim também para a moda de balada. Com tantas opções, as mulheres podem se perder um pouco. É possível pecar pelo mais, pelo menos, ou simplesmente pela falta de adequação.

Sexy

saia moda balada chic
Uma saia curta vai bem com os ombros e braços cobertos

A ordem é que a mulher seja sexy para a balada. Há muito estímulo para cada mulher pensar em se vestir para impressionar. É aí que a linha entre e o sexy e o vulgar é normalmente ultrapassada.
O que importa é você se sentir bem. Pense no seu conforto e autoestima. Não gosta de decotes? Não se sinta obrigada a usá-los. É até melhor!
Para ser sexy sem exagerar, escolha os atributos que quer mostrar e se atenha a eles. Quer usar decote? Cubra as pernas, use calças ou meias. Quer deixar as pernas à mostra? Feche mais a parte superior. É simples e sem erro.
Sempre se respeite, e lembre-se: se quiser ser sexy, vista algo que te faça sentir sexy. E não o que revistas ditam sê-lo.

Vestidos

Vestidos são muito versáteis. Se você não vai dançar à noite, uma boa pedida é o vestidinho curto preto. Básico para saídas noturnas, apenas deve-se prestar atenção em seu comprimento.
Mas você pode variar materiais, cores, estampas e cortes. Estampas divertidas, como caveiras ou sorvetes, podem até dar motivo para uma boa puxada de conversa.
Mais importante é que os vestidos não mostrem demais, e que sejam apropriados ao seu ambiente. Não muito curtos para dançar, não muito apertados, não muito sóbrios ou também muito diurnos.

Saias

Minissaias são favoritas de muitas meninas para ir à balada, mas não se sinta presa. Você pode escolher entre uma infinidade de saias, de vários tecidos. Saias altas e não muito curtas vão super bem com crop tops. Prefira os que fujam mais do street style, para que tenha um ar com mais glamour.
Saias tubo são lindas, mas podem restringir demais seus movimentos. Também contribuem para a sudorese, o que não é nada agradável se sua intenção principal é dançar.
Teste bem em casa se a saia roda ou levanta com facilidade. Não custa nada garantir, né?

shorts colorido - balada chic
Shortinhos de cores vibrantes podem fazer a diferença

Shorts

Shortinhos podem ser incríveis para sair á noite. Além de te deixar sexy, já que suas pernas ficam à mostra, o shortinho pode ser usado de forma muito elegante.
Evite os que são muito curtos, e procure complementá-los com uma blusa e casaco mais conservadores. Uma blusa soltinha é ótima. Você pode usar um shortinho de cor super viva. Chama a atenção na medida.
Uma das grandes vantagens do shortinho é ser fresquinho. Morando no Brasil, é sempre interessante pensar nisso, mesmo que as baladas tenham ar condicionado.

 

Calças 

Muitas garotas nem sequer cogitam usar calças jeans para sair à noite. Mas o básico também pode aparecer na noite.
A calça jeans usada com uma blusinha pode parecer básico demais. Capriche na escolha da blusinha. Que seja bem bonita e chamativa.
Ou, pelo contrário, use uma calça de cores diferentes, com uma blusinha mais tranquila. As calças e um look mais básico pede um grande sapato: ele será a estrela da noite. Escolha-o bem e faça-o brilhar.
Acessórios e joias para combinar e complementar os sapatos são necessários aqui.

Você pode usar outras calças, mas tome cuidado: seu look pode ficar muito sério e formal.

Blusas

moda statement blusa - moda balada chic
Uma blusa statement pede que o restante do look seja mais básico e sóbrio.

Você pode levar toda a atenção às blusas. Escolha blusas statement e elas roubarão a cena.

São blusas com cortes exóticos, babados grandes, estampas gritantes, étnicas. São as blusas “cheguei” – mas sempre com elegância.
Com essas blusas é ideal usar saias, shorts ou calças mais básicas e sóbrias. Assim você ressalta a graça da blusa e não fica over. Exagerar nesse visual é um erro fatal.

Sapatos

Você é daquelas que sempre se visualiza num salto alto ao ir para a balada?
Claro, saltos são sexy e elegantes. São também muito desconfortáveis para se usar por muito tempo e em pé. É muito comum ver garotas saindo das baladas com os pés descalços, sujos, segurando seus sapatos na mão. Como se não bastasse, há chance de quebrá-los.
Pense também em seu conforto. Se a balada for lounge mais tranquila, o salto pode fazer sentido. Se for uma balada de dança, prefira sapatilhas. Aproveite que elas estão com tudo e combinam com qualquer look!

look sóbrio balada chic
O colar dá muita personalidade a looks mais sóbrios e escuros

Acessórios

As joias podem ser poderosas aliadas. Colares, pulseiras e brincos. Sempre os escolha de acordo com a intensidade de seu look. Roupas muito chiques podem ostentar demais com colares e brincos maxi.
Pense neles como um complemento final. Uma blusinha preta pode ficar linda e ganhar um novo sentido com um colar maxi prateado por cima. Brincos e colares podem complementar e deixar mais incrementado e rico uma escolha mais básica.
Podem, também, ser usados com cores para ressaltar peças fortes. Lembre-se apenas de usá-los com moderação!

O que não usar (e fazer)

– Nunca mostre pele demais. Sempre equilibre e compense decotes e pernas de fora
– Não saia sem maquiagem. Não precisa ser muita. Mulheres na balada, sem maquiagem, ficam estranhas. Ainda destoam com as demais. Pase uma base, batom leve e um simples lápis no olho e já mudará tudo.
– Não exagere em nada. Cores, peças statement, saltos muito altos, um look básico demais.
– Não esqueça do conforto.
– Não se esqueça da bolsa. Bolsas muito grandes mais atrapalham que ajudam. Mas as pequenas demais podem não funcionar para você. Pense com antecedência.

GIF BAG

Deixe uma resposta